ENSINO E PANDEMIA: A RELAÇÃO ENTRE A MONITORIA DE LITERATURAS AFRICANAS E A COMPREENSÃO DA DISCIPLINA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Amanda Maria Santos Costa
  • Jose Carlos Siqueira de Souza

Resumo

Apesar de ser um projeto consolidado dentro da Universidade, a monitoria apresentou uma nova faceta de sua funcionalidade durante o período de ensino remoto, iniciado devido à pandemia da COVID-19. Os alunos tiveram que se adaptar a uma nova realidade – mediada pelas plataformas digitais – e os professores, que organizar um novo planejamento estratégico, de modo a não haver danos aos objetivos pedagógicos preestabelecidos. Assim, na disciplina de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, ministrada pelo professor doutor José Carlos Siqueira, houve um trabalho conjunto com as duas monitoras para reorganização do calendário e para o andamento adequado da disciplina durante o semestre de 2020.1. Inicialmente, antes da pandemia, havia um planejamento de ofertar um mini-curso sobre as relações de escritores africanos e a realidade crítica retratada na literatura, mas, devido ao ensino remoto, o planejamento passou a ser o acompanhamento dos alunos, bem como a progressão dos objetivos da disciplina. Desse modo, por meio de uma comunicação direta e recorrente com os alunos, a fim de esclarecer as principais dúvidas com relação ao conteúdo e ao acesso digital de um modo geral, conseguimos cumprir as 12 horas semanais de atividade da monitoria, como consta nas atribuições do monitor, segundo o site da PROGRAD. Foi possível, ainda, entender quais os principais desafios do ensino remoto, para além das limitações físicas do ambiente fora da sala de aula. O resultado observado foi que há a necessidade de um esforço redobrado e constante dos alunos, tanto monitores quanto matriculados na disciplina, para que haja a aprovação majoritária da turma, visto que nem todos conseguem acompanhar o ritmo das aulas síncronas e dos fóruns semanais. Foi possível perceber, também, como essas atividades auxiliam o processo de aprendizagem e estimulam a participação nas aulas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência