ENSINO E PANDEMIA: A RELAÇÃO ENTRE A MONITORIA DE LITERATURAS AFRICANAS E A COMPREENSÃO DA DISCIPLINA DURANTE O ENSINO REMOTO
Resumo
Apesar de ser um projeto consolidado dentro da Universidade, a monitoria apresentou uma nova faceta de sua funcionalidade durante o período de ensino remoto, iniciado devido à pandemia da COVID-19. Os alunos tiveram que se adaptar a uma nova realidade – mediada pelas plataformas digitais – e os professores, que organizar um novo planejamento estratégico, de modo a não haver danos aos objetivos pedagógicos preestabelecidos. Assim, na disciplina de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, ministrada pelo professor doutor José Carlos Siqueira, houve um trabalho conjunto com as duas monitoras para reorganização do calendário e para o andamento adequado da disciplina durante o semestre de 2020.1. Inicialmente, antes da pandemia, havia um planejamento de ofertar um mini-curso sobre as relações de escritores africanos e a realidade crítica retratada na literatura, mas, devido ao ensino remoto, o planejamento passou a ser o acompanhamento dos alunos, bem como a progressão dos objetivos da disciplina. Desse modo, por meio de uma comunicação direta e recorrente com os alunos, a fim de esclarecer as principais dúvidas com relação ao conteúdo e ao acesso digital de um modo geral, conseguimos cumprir as 12 horas semanais de atividade da monitoria, como consta nas atribuições do monitor, segundo o site da PROGRAD. Foi possível, ainda, entender quais os principais desafios do ensino remoto, para além das limitações físicas do ambiente fora da sala de aula. O resultado observado foi que há a necessidade de um esforço redobrado e constante dos alunos, tanto monitores quanto matriculados na disciplina, para que haja a aprovação majoritária da turma, visto que nem todos conseguem acompanhar o ritmo das aulas síncronas e dos fóruns semanais. Foi possível perceber, também, como essas atividades auxiliam o processo de aprendizagem e estimulam a participação nas aulas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.