IMPACTO DA FREQUÊNCIA DE APLICAÇÃO DE SOLUÇÃO NUTRITIVA NA PRODUÇÃO DE RÚCULA EM CULTIVO HIDROPÔNICO COM SUBSTRATO
Resumo
A hidropônia é uma técnica de cultivo de plantas em meio líquido que tem se expandido no mundo todo como meio para cultivo de hortaliças, principalmente o sistema NFT, outra opção do cultivo hidropônico é o sistema com substrato, que ainda não está bem definido a frequência de aplicação de solução nutritiva. Com o objetivo de avaliar o efeito da frequência de aplicação de solução nutritiva na produção de rúcula, esse trabalho foi desenvolvido no Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, no período de 6 de agosto a 8 de setembro de 2020. A rúcula ‘Giovana’ foi cultivada em ambiente protegido, em vaso com 2,8 litros de substrato da mistura de pó de coco com casca de arroz, na proporção de 3:1, com base em volume. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizados, com sete tratamentos de frequência de aplicação de solução nutritiva (SN) com cinco repetições. As frequências de aplicações de SN foram: diária, a cada dois dias, a cada três dias, a cada quatro dias, a cada cinco dias, a cada seis dias e a cada sete dias. O controle da irrigação foi realizado diariamente com balança digital. Foram avaliadas as produções de massa fresca (MF) e massa seca (MS) da parte aérea, altura e número de folhas por planta (NFP). Por proporcionar melhores condições nutricionais às plantas cultivadas com aplicações diárias de solução nutritiva, as mesmas apresentaram diferenças significativas, com produção média de 221,2g de MF, 16,3g de MS, 20,9cm de altura e 4,8 NFP das plantas comparadas com as cultivadas com maiores frequências de aplicação de solução nutritiva. Em média a produção de biomassa fresca e seca da parte aérea da rúcula reduziu 84,0 e 74,6%, respectivamente, a medida que aumentou a frequência de aplicação de solução nutritiva. Conclui-se que a produção de rúcula cultivada em substrato tem que receber solução nutritiva diariamente para atingir bom desenvolvimento das plantas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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