MONITORIA VIA INTERNET COM AUXÍLIO DE PLATAFORMA ONLINE

Autores

  • Bruno Rafael Morais da Silva
  • Natalia Maria Cordeiro Barroso

Resumo

Durante o ano de 2020, atividades de monitoria em geral, ofertadas pela PROGRAD, juntamente a outras atividades presenciais, precisaram se reinventar e se adaptar aos novos tempos e normas sanitárias. É visível que frente aos desafios trazidos pela pandemia, sem auxílio presencial dos professores e monitores, as horas complementares de exposição ao conteúdo e voltadas ao esclarecimento de dúvidas foram de grande ajuda aos alunos das duas turmas da disciplina de Cálculo Vetorial. Em um cenário de aulas, provas e exercícios remotos, as monitorias também se deram via internet. Através de videoconferências e mensagens instantâneas privadas e em grupo, o suporte aos alunos pôde ser dado rapidamente depois que solicitado, dependendo da disponibilidade dos monitores. No apoio para a realização de exercícios, a professora da disciplina Natália Cordeiro utilizou a plataforma virtual WIMS, onde eram disponibilizados vários exercícios e com diversas modalidades (múltipla escolha, resposta numérica e exercícios com gráficos) sobre o conteúdo tratado nas aulas. Como recurso da plataforma, os alunos podiam refazer os exercícios quantas vezes desejassem, podendo até aumentar sua nota, caso errassem a resolução. Ao repetir o exercício, o site mantinha o enunciado mas trocava os dados, alterando a resposta correta da questão. A nota final do exercício era a média de suas tentativas, levando-os assim a refazer o exercício e fixar o aprendizado. Como resultado do trabalho com o WIMS feito pela professora com auxílio dos monitores, dos 84 alunos que fizeram exercícios no site, 72,6% tiveram a média acima de 8; 10,7% ficaram com média entre 6 e 8; 12% entre 3 e 6 e apenas 4,7% abaixo de 3, o que são ótimos resultados, mostrando que o programa de iniciação à docência impacta positivamente no aprendizado dos alunos, além de proporcionar uma experiência marcante aos monitores e apoiar o trabalho da professora encarregada em uma disciplina tão importante à engenharia como Cálculo Vetorial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência