O USO DO INSTAGRAM COMO UMA FERRAMENTA ADJUVANTE NO ESTUDO DA PARASITOLOGIA EM DIVERSOS CURSOS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
INTRODUÇÃO: Devido a pandemia do novo coronavírus, o EAD tornou-se o principal método de ensino empregado na Universidade Federal do Ceará. Desse modo, a monitoria de parasitologia procurou modos de adaptar-se às novas rotinas dos discentes e se utilizou do Instagram como um canal para veicular conteúdos e informações para os alunos cursando a disciplina e para a comunidade em geral OBJETIVO: Utilizar a ferramenta do Instagram como aliada no ensino da disciplina de parasitologia por meio da divulgação de diversas postagens informativas relacionadas aos temas abordados nas vídeo-aulas METODOLOGIA: A monitoria de parasitologia conta com 6 monitores no total. Estes, criaram um Instagram chamado “parasito_ufc” e buscaram se capacitar na produção de artes e organizar um calendário de postagens de forma que na plataforma escolhida, possam ser veiculados posts autorais sobre diversos temas da parasitologia abordados na graduação, tais quais posts expositivos, curiosidades e casos clínicos. Vale ressaltar que antes de qualquer postagem os professores orientadores são consultados para revisar o conteúdo e manifestar suas opiniões. RESULTADOS: Até o dado momento o Instagram obteve 216 seguidores e as diversas postagens já feitas até o momento possuem um número bom de interações (curtidas, comentários, respostas, etc) mostrando que essa ferramenta de fácil acesso está cumprindo o seu papel em auxiliar no ensino da parasitologia para a comunidade acadêmica. Os monitores possuem um calendário de organização para continuar levando conteúdo para a plataforma e enriquecer ainda mais essa alternativa fácil e rápida de acesso a informação. CONCLUSÃO: O Instagram mostrou-se uma excelente alternativa para adaptar-se a realidade do EAD e para ser um aliado no ensino da parasitologia, visto ser um canal de fácil acesso, amplo alcance e que permite uma interação direta, rápida e fácil com os discentes.Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
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