RE-CONHECENDO AS LITERATURAS NEGRO-BRASILIANAS: HISTÓRIA, CULTURA E LUTA DO POVO NEGRO NO BRASIL EM SALA DE AULA.
Resumo
Com a implementação de cotas no sistema educacional brasiliano que visa a reparação de direitos históricos aos povos negros e indígenas, a educação brasiliana tem passado por um momento desafiador em se reconfigurar, dar sentido e fazer-se relevante no país. Parte desse desafio é incluir e implementar as leis 10.639/2003 e 10.645/2008 e assim fazer com que a cultura e história dos povos afro-brasilianos, negros e indígenas estejam presentes de forma interdisciplinar nas salas de aula. O presente trabalho tem como objetivo debater o déficit presente no Ensino Básico e Superior no Brasil no que diz respeito à implementação dessas leis que regulamentam e obrigam o ensino da história dos povos afro-brasilianos e indígenas. Objetivamos, ainda, expor as vivências realizadas no minicurso “Re-conhecendo as literaturas negro-brasilianas” construído em parceria entre estudantes do Curso de Letras e o Programa de Iniciação à Docência, debater a formação docente como instrumento de implementação das leis e abordar questões metodológicas e organizativas empregadas no ensino de literatura de forma interdisciplinar ao longo do minicurso. Utilizamos como suporte teórico e metodológico, autores como Cuti, Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Winnie Bueno e Bell Hooks. Consideramos que a realização do minicurso foi exitosa em sua abordagem e diálogos com o público, formado por estudantes e professores.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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