RELATO DE EXPERIÊNCIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DE EAD PARA INICIANTES EM VIOLINO E VIOLA ERUDITA
Resumen
O ensino a distância em nosso país data de muitas décadas atrás, e, assim como outras áreas do conhecimento, a Música também foi incluída nessa nova metodologia. Desde ensino via telegramas, venda de revistas de cifras, até aulas online via softwares de comunicação em tempo real, o EAD para a Música no Brasil é questionado pela sua qualidade de áudio e estrutura, o que pode interferir no feedback e correções entre professor e aluno. Esse trabalho explora a vivência de um dos autores, como um iniciante em viola erudita, com aulas a distância de ensino de cordas friccionadas trazendo um estudo sobre as vantagens e desvantagens desse método, apoiado em pesquisas sobre ensino a distância de música e de modo geral, buscando trazer o contexto de como essa forma de ensino se desenvolveu com o passar dos anos. A vivência foi feita através de aulas online com os Grupos de Extensão de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da Universidade Federal do Ceará, com produção de vídeo aulas para os alunos e participando de aulas online em tempo real, tendo apoio em material teórico e bibliográfico que estão envolvidos com estudo de ensino a distância e Música, e projetos de EAD de outros países que se utiliza como comparativo a situação atual da estrutura que se tem disponível. O artigo possui o objetivo de compreender os pontos positivos e negativos do ensino de violino e viola a distância para iniciantes, buscando sugestões de melhorias nas metodologias utilizadas e avaliação da estrutura tecnológica que se tem disponibilidade.Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXIX Encontro de Extensão
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.