LESÕES DE ELETROCUSSÃO E QUEDA EM CALLITHRIX JACCHUS DA REGIÃO DO PICI, FORTALEZA (CE): A IMPORTÂNCIA DO EXAME PÓS-MORTE
Resumen
O “soim” ou “sagui de tufo branco” (Callithrix jacchus) é um primata calitriquídeo de pequeno porte, abundante e amplamente distribuído na Caatinga e na Mata Atlântica do nordeste brasileiro. Criaturinha simpática e dada ao contato humano, é frequentemente avistada no Campus do Pici da UFC. Na última década, chegaram ao NUROF-UFC diversos casos de resgates de soins debilitados e ou mesmo aparições de soins mortos no Campus. Esses casos passaram a ser monitorados, uma vez que existia a preocupação com doenças infectocontagiosas que os pudessem estar matando e que pudessem representar risco tanto para outros animais quanto para os usuários humanos do Campus do Pici. Porém, o diagnóstico final foi diferente. O objetivo deste trabalho foi relatar lesões decorrentes de eletrocussão em C. jacchus, divulgando os achados e esclarecendo a comunidade do Campus sobre esses casos. Dois casos do ano de 2019 serão relatados aqui. Os achados externos incluíram trismo mandibular (nos dois casos), e contração de membros com abrasões palmares e plantares com laceração axilar direita (no segundo caso). Ao exame interno, pode-se observar em ambos os casos pulmões inflados, dilatação do átrio direito, palidez do epicárdio, descoloração focal/difusa do fígado (com ou sem padrão zonal), esplenomegalia e congestão pancreática. No primeiro caso observou-se também hiperemia no córtex cerebral esquerdo e fratura occipital com hematoma extensivo. No segundo caso, observou-se também secreção espumosa na traqueia. A maioria dos achados macroscópicos em ambos os casos foi compatível com eletrocussão de baixa voltagem por curto intervalo de tempo, incluindo falha cardíaca e asfixia. No primeiro caso, o animal foi resgatado vivo e a testemunha relatou que o viu correndo sobre a fiação elétrica num dia de chuva, quando sofreu queda. O exercício da necrópsia foi imprescindível para o fechamento dos casos. Esses dados também serão importantes para o Plano de Manejo da Matinha do Pici.Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.