A importância da monitoria introdutória para uma boa prática no ambulatório de Endocrinologia
Resumo
Introdução: A monitoria introdutória, a qual está inclusa no eixo de ensino e serve de aprendizado para os discentes, teve como finalidade demonstrar o seguimento adequado dos pacientes no ambulatório de Endocrinologia, orientando quanto à abordagem correta e sobre o que era imprescindível para uma boa consulta. Objetivo: Demonstrar a importância da monitoria introdutória para uma boa prática clínica no ambulatório de Endocrinologia. Metodologia: Foi feito uma estudo transversal, quantitativo e analítico, a partir de um questionário online, desenvolvido no GoogleDocs, contendo 5 questões, que abordavam, de 1 a 5, a importância da monitoria introdutória para a facilitação da consulta, obtenção de informações necessárias para o caso, redução do tempo de consulta, confiança na anamnese e seguimento do caso e perpetuação ou não dessa monitoria. A pesquisa foi aplicada no ano de 2020, aos alunos do 5° semestre da FAMED UFC. Resultados: Com base na resposta de 15 alunos que fizeram o questionário online, quanto ao grau de importância da monitoria introdutória para a facilitação da consulta com o paciente, que variava de 1 a 5, 93,3% relataram nível 5 e restante respondeu 4. Sobre os benefícios quanto à obtenção de informações necessárias, 20% responderam 4 e 80% nível 5. Quando perguntados sobre a redução do tempo de consulta, 6,7% apontaram nível 3, 46,7% nível 4 e 46,7% nível 5. Ademais, 73,3% informaram nível 5 para o aumento da confiança na anamnese e seguimento do paciente após a monitoria introdutória. Dessa forma, através do meio de avaliação utilizado, 100% dos discentes concordaram que essa atividade deveria ser perpetuada para os próximos semestres. Conclusão: Logo, nota-se a importância de monitorias que mostrem a maneira correta de abordagem do paciente, preenchimento de prontuário e seguimento para boas práticas ambulatoriais no módulo de Endocrinologia, podendo impactar de maneira significativa nas demais áreas e na vida profissional dos estudantes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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