SERVIÇO DE PSICOLOGIA NA HEMODIÁLISE E O SUPORTE AOS PACIENTES
Resumo
INTRODUÇÃO: A insuficiência renal é caracterizada pela perda gradativa ou aguda da atividade dos rins. Algumas comorbidades como diabetes e hipertensão precipitam para o surgimento do quadro. A pessoa com insuficiência renal enfrenta uma série de desafios físicos e psicológicos. A Psicologia tem papel fundamental no suporte a essas pessoas. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de delineamento qualitativo e descritivo do tipo relato de experiência construído a partir da vivência de estágio em Psicologia Hospitalar em Julho de 2021. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Conviver com a insuficiência renal demanda que a pessoa organize sua rotina em torno do adoecimento, visto que a hemodiálise é uma das formas de tratamento mais adotadas. Consiste na filtração do sangue e requer boas condições fisiológicas, que são atravessadas por uma série de orientações, como a restrição líquida, dieta alimentar e uso de farmacoterapia. As sessões de diálise ocorrem três vezes na semana e têm duração média de quatro horas. A hemodiálise é um tratamento desgastante que repercute na saúde, na vida social e econômica do paciente, além de interferir na sua autonomia. Essas alterações podem favorecer o surgimento de quadros como ansiedade e depressão. No entanto, a maioria dos serviços de saúde focam o cuidado ao paciente renal nos aspectos biológicos. Nesse cenário, a Psicologia surge com a proposta de acolher e prestar suporte à saúde mental dos pacientes, favorecendo a autonomia e o protagonismo. As práticas de assistência e acolhimento consistem em conhecer as percepções e experiências do paciente acerca da doença e do tratamento proposto. A atuação é pautada no cuidado humanizado, escuta qualificada, resolução de demandas, prestação de esclarecimentos, informações e momentos de conscientização. CONCLUSÃO: Tal experiência propiciou aprender sobre a vivência de pacientes com doença renal, bem como acerca da importância do suporte da Psicologia a essas pessoas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
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