A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NO DIAGNÓSTICO E PROGNOSTICO DOS PACIENTES COM COVID-19.
Resumen
Introdução: Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), os exames de imagem foram essenciais na investigação diagnostica e na complementação da avaliação clínica e prognostica dos pacientes com COVID-19. Assim, se tratando do uso da tomografia computadorizada nesses pacientes nota- se que os achados imagiológicos são de grande valia e podem auxiliar nos achados de alterações pulmonares que tal doença pode gerar. Por fim, é importante analisar a utilização da tomografia nesses pacientes. Objetivos: Analisar a importância da tomografia nos casos de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter exploratório, baseado no método de revisão de literatura com síntese de evidências, sendo analisados 43 artigos selecionados a partir do site PUBMED, utilizando-se os seguintes descritores combinados: ((``tomography manifestations``) AND (``diagnosis of covid 19``)) AND (``chest tomography``). Os critérios de inclusão foram artigos que mencionavam as manifestações encontradas na tomografia e suas relevâncias no diagnóstico e prognostico. Resultados: Na maioria dos casos, os achados tomográficos se tratam de alterações alveolares, como opacidade em vidro fosco e consolidações focais bilateralmente, os exames também podem mostrar a presença de linfonodomegalias, nódulos pulmonares e enfisema. Conclusão: Por fim, nota-se a importância da tomografia computadorizada na visualização de alterações pulmonares que tal patologia pode trazer. Entretanto, vale ressaltar que os achados tomográficos não consolidam um diagnóstico exato, mas auxiliam no prognostico e acompanhamento desses pacientes, pois é possível acompanhar a progressão dessas alterações. Ademais, o papel de auxilio clinico que a radiologia pode proporcionar é de grande valia no combate ao COVID-19.Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
V Encontro de Estágios
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.