Monitoria de Violão 2021.1 - Atividades e Limitações
Resumen
A monitoria da disciplina de violão acontece em paralelo com a disciplina. Nela os alunos podem tirar suas dúvidas e têm a oportunidade de desenvolver os conteúdos praticados em sala de aula com as atividades propostas pelo professor. Os alunos têm seu primeiro contato com os materiais e os monitores possibilitam o reforço destes. Foram selecionados 2 (dois) bolsistas e, estes são responsáveis por ministrar a monitoria da disciplina de violão (1º ao 4º semestres) no curso de Música da UFC – Campus Sobral no ano de 2021. O trabalho realizado na monitoria de violão que ocorre no curso de Música da UFC- Campus Sobral, durante o ano 2021, no contexto de pandemia, tem por objetivo auxiliar os alunos, com aulas extras através de encontros semanais pelo Google Meet e em cada encontro eram trabalhadas habilidades como leitura de partituras, exercícios de técnica e ritmo. Um dos grandes desafios que, tanto os monitores quanto os próprios alunos enfrentaram foi a condição de ensino/encontros de forma remota exigindo que ambas as partes (monitores e alunos) dispusessem de recursos mínimos para que as atividades pudessem ser realizadas. Entre as finalidades de cada monitoria estava a preparação e orientação para a entrega de atividades que as disciplinas de violão exigiam. Contudo, eram recorrentes as solicitações de apoio para resolver problemas técnicos decorridos do ensino remoto, sendo os principais deles a gravação e a sincronização de vídeos. Para resolver essa problemática os alunos eram orientados a utilizar aplicativos simples e gratuitos de edição de vídeos e isto solucionou grande parte dos problemas, porém não todos, muitos ainda persistiam com essa dificuldade e eram amparados pela monitoria que disponibilizava ajuda para resolver esses problemas.Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
VIII Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.