O USO DE FLASHCARDS NAS MONITORIAS DE SEMIOLOGIA MÉDICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- CAMPUS SOBRAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
Introdução: O estudo da semiotécnica médica nas monitorias de Semiologia abrange a prática das manobras do exame físico e a memorização de técnicas e informes. Flashcards foram utilizados com um grupo de alunos para facilitar o processo de aprendizagem pela metodologia de revisões espaçadas e recordação ativa do conteúdo. Para isso, a monitora preparava semanalmente um conjunto de perguntas e respostas no aplicativo PowerPoint com os principais tópicos estudados e realizava uma revisão rápida no começo de cada monitoria. Objetivo: Relatar a utilização dos flashcards nas monitorias e a opinião dos alunos acerca dessa ferramenta. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir do uso de flashcards durante as monitorias da disciplina de Semiologia e do feedback, a partir de um questionário na plataforma Google Forms, dos alunos (N= 6) do quarto semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral. Resultados: Novas perguntas eram elaboradas a cada encontro semanal com base nos assuntos estudados na semana anterior, somando, na última monitoria, cerca de 44 perguntas revisadas. Notou-se uma boa adesão dos alunos à metodologia aplicada, estes participavam ativamente dos questionamentos com a tentativa de rememorar as respostas. A respeito da percepção dos alunos com esse método, todos concordaram que os flashcards foram excelentes para o estudo nas monitorias e ajudaram no aprendizado e na memorização das manobras e informes do roteiro de semiotécnica. Ademais, um dos alunos descreveu essa metodologia como “uma ideia sensacional e uma ótima forma de fixar o conteúdo”. Conclusão: Percebe-se que, diante da necessidade de revisão e memorização de grande quantidade de assuntos, os flashcards foram bem aceitos no grupo de monitoria, estimulando a participação ativa dos estudantes e colaborando com o estudo da disciplina.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.