A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA SOBRE SAÚDE MENTAL DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Victória Maria Freitas Pedrosa
  • Antônia Beatriz Torres Viana, Haline Maria Parente Rodrigues, Esthela Sá Cunha
  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro

Resumo

Sabemos que a Pandemia de Covid-19 suscitou a abrupta reformulação do trabalho docente. Dado a evidente precariedade no que concerne a espaços e equipamentos necessários para a realização do trabalho, bem como fatores ligados ao contexto pandêmico como, isolamento social, medo do contágio, dentre outros, investigar sobre a saúde mental dos professores se faz importante, uma vez que, repercute na qualidade de vida e no trabalho exercido por esses profissionais. Desse modo, esse estudo pretende apresentar uma pesquisa feita com professores de um município no interior do estado do Ceará. Isso posto, foi realizada pesquisa quantitativa com 286 professores de uma cidade no interior do Ceará, em que foram investigados aspectos como, contexto de trabalho remoto, questões sociodemográficas, itens relativos à vivência da pandemia, transtornos mentais comuns, estilos de liderança e assédio moral. A análise dos dados revelou que 36,01% dos participantes foram positivos para transtornos mentais comuns, sendo que essa presença é maior naqueles professores que tiveram a carga horária de trabalho aumentada, aumento das horas dedicadas à escola, perderam pessoas pela Covid-19 e sofreram assédio moral. Além disso, as condições de trabalho e a organização do trabalho foram os fatores pior avaliados na Escala de Contexto de Trabalho Docente Remoto elaborada pela equipe de pesquisadores. No que tange aos estilos de liderança assumidos pelos chefes imediatos, a liderança em equipe foi a mais pontuada e se refere, por sua vez, a uma alta preocupação dos chefes com a produção e com as pessoas. Assim, vimos que é importante identificar como está a saúde mental dos professores e os fatores associados ao adoecimento desse aspecto no período de pandemia. Esses dados, por sua vez, podem colaborar com o desenvolvimento de Políticas Públicas que visem dirimir aspectos associados a esse quadro, bem como orientar as escolas para ações que possam favorecer a qualidade do trabalho dos professores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica