Dispotivo programável totalmente óptico
Resumo
A grande maioria dos projetos de dipositivos programavei opticos ou eletroônicos utilizam a modulação de fase. Nesta apresentação estudaremos o chaveamento das portas logicas obtidas pela propagação de pulsos ultra-curtos em dois estilos de acopladores de fase. Estes dispositivos possuem três entradas que são totalmente ópticas, de núcleos sólidos, totalmente simétricos e também capazes de processar as operações das logicas OR e AND. As fibras de cristal fotônico (PCF) apresentam um arranjo periodico de furos ao longo do seu comprimento. seu nucleo de cristal ftônico bidimensional pode ser baseado em geometrias e materiais variados. Os nucleos e os futros têm escala na ordem de nanômetros. Isso permite a criação de diferentes dispositivos de propagação em uma faixa de comprimento de onda extremamente grande, estendendo-se às regiões de terahertz. Suas estruturas nucleares possuem arranjos planar e triangular e operam com parâmetros físicos variados. Todos os pulsos estão sob a modulação PAM, têm largura temporal de 100 femtosegundos e com potência acima de 0,3 decibeis, o minimo requerido para um bom contraste. Estes dispositivos são então capazes de alternar as operações lógicas entre OR e AND mudando apenas a pôtencia de entrada em um dos seus três núcleos acopladores. Além do mais, apresentamos portas lógicas que possuem altas relações de contrastes, e que operam por chaveamento, usando uma pequena quantidade de energia nos pulsos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.