AVALIAÇÃO DO USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Luiz Octávio Antunes Bezerra
  • Luana Viana Costa e Silva

Resumo

Vivencia-se uma Revolução Tecnológica, com fluxo rápido de informações. As mídias sociais consomem o tempo de muitas pessoas, por imergi-las em um cenário de intensa dispersão de informações, mas superficiais e, na maioria das vezes, apenas de entretenimento. Esses espaços desempenham um papel importante na formação de opinião da sociedade. Fazer uso dessas mídias em prol da Educação Ambiental deve tornar-se rotina, inclusive por ser oportunidade de pessoas acessarem um conhecimento antes inacessível. Dessa forma, o presente trabalho teve como intuito analisar o uso da rede social Instagram para formação em Educação Ambiental. O estudo foi desenvolvido durante 4 meses. Semanalmente era elaborado e publicado no feed do perfil do Grupo de Estudo e Prática Interdisciplinares em Agroecologia - GEPIA um texto formativo sobre temáticas ambientais. As publicações apresentaram contextualizações diversificadas, mas sempre abordando temas atuais, vivenciados localmente, regionalmente, nacionalmente e/ou globalmente. Ao final, obteve-se quatorze publicações, disponibilizadas para um total de 353 seguidores. Houve um alcance em todas essas publicações de 2267 pessoas, em média, 162 interações, 23 curtidas e 6 compartilhamentos, por publicação, e um total de 5 salvamentos. Verificou-se também o crescimento de 29% no número de seguidores da página. Observou-se que publicações como “Conscientização ou sensibilização ambiental: qual chave para a sustentabilidade?”, “O que é o Bem Viver?”, “A importância das áreas verdes para as cidades” e “O que é meliponicultora?” tiveram maior interação dos seguidores, acredita-se que pelo fato de serem temas menos comuns e pouco presentes nas redes sociais. Evidencia-se, com esta pesquisa, o pouco interesse dos usuários do Instagram em publicações formativas, demonstrando a necessidade do uso de novas estratégias de mídia digital para maior impulsionamento dos temas nesses ambientes virtuais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Extensão