DESMISTIFICANDO AS APROVAÇÕES: UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO AOS DISCENTES INGRESSANTES EM 2021.

Autores

  • Maria Carolina Mesquita de Sousa
  • LUDMYLLA BEATRICE MARTINS DO NASCIMENTO
  • Luísa Gardênia Alves Tomé Farias

Resumo

O ingresso de novos estudantes à universidade desperta apreensão no corpo docente-administrativo, ainda mais quando se refere a adaptação e a permanência destes na vida acadêmica, em consonância com a vida cotidiana em período pandêmico. As políticas de permanência no ensino superior têm crescido significativamente e tornaram-se uma demanda primordial no campus da UFC em Crateús, principalmente em decorrência do momento atípico de isolamento social. O Programa de Educação Tutorial PET – Pesquisa, Ensino e Extensão em Engenharia e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará em Crateús, realizou a segunda edição da roda de conversa direcionada aos estudantes ingressantes de todos os cursos de graduação do campus, o “Desmistificando as Aprovações: construindo estratégias para o sucesso no meio acadêmico”. O objetivo deste evento é proporcionar um diálogo com os estudantes ingressos com o intuito de esclarecer que, entre as crenças negativas coletivas que são associadas a esta nova fase da vida - ainda mais quando se trata de cursos de exatas - existem caminhos reais que podem auxiliá-los a alcançar o sucesso acadêmico. Esta necessidade surgiu a partir da observação de que existem diversos mitos sobre as disciplinas e os cursos, que se não forem devidos e previamente esclarecidos, podem gerar pensamentos negativos nos alunos. Cabe ressaltar que a elaboração e execução do evento foram realizadas por estudantes petianos e veteranos dos cursos de tecnologia da informação do campus para o evento abranger de fato a realidade de todos os cursos. Foram trabalhados a desmistificação de afirmações negativas comuns entre estudantes e uma breve discussão de como lidar com o período de aulas remotas. Aliados a estes pontos, os bolsistas e demais participantes trouxeram relatos de experiências de sua jornada acadêmica que transformaram estas expectativas derrotistas, que antes eles possuíam, em histórias de sucesso. O evento contou com 62 inscrições de estudantes de semestres mesclados e significativa participação, que agregaram as pautas levadas pela equipe petiana. Um formulário foi aplicado para coletar feedbacks, com a adesão de 77,5% dos alunos. Com predominância de alunos do primeiro semestre e de todos os cursos, os mitos que mais se identificaram e em ordem crescente, foram o “é normal ter notas baixas”, “você não conseguir estudar só” e “você não termina a graduação sem reprovação''. Atualmente, por um novo formulário, os alunos relatam instabilidade na qualidade do semestre, porém, uma melhor postura ante seus rendimentos mesmo com estas dificuldades da atual realidade. As explanações do grupo PET e as contribuições dos demais alunos contribuíram positivamente na vida acadêmica dos participantes e desta forma, pode-se concluir que o grupo de bolsistas obteve um retorno positivo em relação ao planejamento e realização do evento, e que os estudantes participantes do evento conseguiram levar a vida acadêmica com mais leveza, mesmo isolados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas do Programa de Educação Tutorial