TURISMO E ARQUITETURA MODERNA: O HOTEL TAMBAÚ EM JOÃO PESSOA, DE SÉRGIO BERNARDES
Resumo
Durante as décadas de 1960 e 1970, a Companhia Tropical de Hotéis, subsidiária da VARIG, passou a contratar projetos e construir hotéis em diversas cidades do Brasil, consoante os interesses privados da empresa e os públicos do Governo Militar, com quem mantinha vínculos.A iniciativa da VARIG, que recebia incentivos fiscais e financeiros do governo, se alinhava ao projeto de poder da ditadura militar, que preconizava a ideologia de um Brasil grande, moderno e integrado. Entre os projetos de hotéis, destaca-se o Tropical Hotel Tambáu, construído entre 1966 e 1970 em João Pessoa-PB e projetado por Sérgio Bernardes(1919-2002), que procurava responder ao anseio de modernização e a deficiência do setor hoteleiro na capital, dispondo de subsídios do governo militar, e compondo, juntamente com obras de infraestrutura (BR-230 e o Anel do Brejo), as estratégias de modernização e início de políticas de turismo como fator de desenvolvimento e integração nacional. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a relação entre a modernização de João Pessoa e os princípios modernos aplicados por Bernardes no Tropical Hotel Tambáu, através da análise das dimensões econômica, política e simbólica do projeto, bem como através da análise crítica de parâmetros arquitetônicos: a contextualização e implantação do objeto arquitetônico; espaço arquitetônico; interações funcionais; linguagem arquitetônica; aspectos formais; sistema estrutural e construtivo; e aspectos ambientais. Os resultados da análise apontam para qualificar o edifício como símbolo de modernidade da cidade e do modernismo arquitetônico , seja pela a sua importância urbanística, acentuando o processo de ocupação da orla e da porção leste da cidade, iniciada na década de 1950; seja pelo ineditismo e originalidade da sua forma, relacionada também à sua implantação: um círculo localizado no vértice do encontro entre duas praias.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XXXVI Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.