RELATO DISCENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA EM FARMACOLOGIA PARA O INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
Introdução: A monitoria de Farmacologia para Odontologia conta com a participação de monitores provenientes de diferentes cursos. Tal atividade compreende a condução de estudos dirigidos (ED), solução das dúvidas dos alunos acerca dos conteúdos ministrados e elaboração de seminários sobre temas com interface odonto-farmacologia. Objetivo: Relatar a experiência da pós-graduanda, ex-monitora da disciplina, correlacionando a importância para seu ingresso no programa de pós-graduação. Metodologia: Relacionar e discutir as atividades desenvolvidas pela aluna enquanto monitora da disciplina, consideradas fundamentais para a sua formação e consequente aprovação no programa de pós-graduação em Farmacologia da UFC. Resultados: A aluna ingressou como monitora voluntária no período 2011.2. Em 2012.1 foi aprovada no processo seletivo, exercendo a função de monitora até 2014.2. Neste período, esteve envolvida com as atividades de ED, participando da atualização do caderno de atividades. A mesma também desenvolveu seminários apresentados aos monitores e alunos; co-orientou a elaboração de seminários da disciplina, bem como apresentou trabalhos em eventos científicos, alcançando 4 premiações. O contato com a Farmacologia durante a monitoria, favoreceu sua capacitação em abordar os conteúdos em sala de aula, a habilidade em elaborar material didático, além de resultar em postura e oratória qualificadas. Tais aspectos contribuíram à sua boa desenvoltura e aprovações na seleção de mestrado e doutorado em Farmacologia, incluindo provas escritas e apresentação de projetos de pesquisa. Ademais, durante o mestrado, somado ao primeiro semestre de doutorado, tais habilidades contribuíram para seu desempenho em qualidade e versatilidade em seminários e avaliações. Conclusão: A monitoria foi de extrema importância para o seu ingresso no programa de pós-graduação em Farmacologia e consequente sucesso apresentado pela aluna até o presente. Apoio: CNPq/Capes.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
IX Encontro de Docência no Ensino Superior
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