A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO DE ENSINO COLETIVO DE VIOLINO E VIOLA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar a importância e os benefícios do projeto de extensão de violino e viola na Universidade Federal do Ceará para os ingressantes no curso de licenciatura em música que participam do projeto de extensão de violino e viola no primeiro semestre. O projeto de extensão teve seu início em 2015.2 com a chegada da professora Liu Man Ying. Sua primeira turma possuía cerca de 20 alunos e a última turma analisada de 2018.1 possuía cerca de 300 alunos. As turmas são divididas entre adultos e crianças que participam das aulas tanto no Instituto de Cultura e Arte/ UFC quanto no Instituto Federal do Ceará (Instituição parceira pelo Projeto Sinfonia.Br/PREX). A abordagem desse trabalho será qualitativa, sua metodologia dará-se por meio de entrevistas estruturadas com os ingressantes no curso de licenciatura em música de 2018.1 que no seu primeiro semestre fazem parte do projeto de extensão de ensino coletivo de violino e viola. O referencial teórico baseia-se em: Ying (2007; 2012) quanto ao histórico do ensino coletivo de cordas friccionadas; Gil (2009) e Duarte e Barros (2006) que esclarecem sobre metodologias de trabalhos científicos e Freire (2013) sobre processos de formação humana. Verificou-se que os alunos ingressantes do curso de licenciatura em música que participam das aulas do projeto de extensão adquirem experiencias com a forma de ensino coletivo, agregando assim experiências para sua formação como professor.Publicado
2019-01-14
Edição
Seção
VIII Encontro de istas de Apoio a Projetos da Graduação
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