CIDADE VIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO CENTRO DE FORTALEZA/CE.
Resumo
O fenômeno de expansão das possibilidades nos métodos de ensino da História amplia categoricamente o horizonte de atuação do docente, tanto dentro da sala de aula quanto fora dela. Rompendo com o tradicionalismo, o aluno se torna centro do processo de aprendizagem e, por consequência, buscam-se novos caminhos para apresentação do conteúdo e inserção na realidade social dos estudantes. A partir disso, vinculados às atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFC), bolsistas dos cursos de História e Sociologia promoveram, em abril de 2019, de maneira comemorativa ao aniversário da cidade, uma aula de campo com a turma I, turno tarde, do 3° ano da EEM Dr. César Cals no Centro de Fortaleza/CE. Objetivando apresentar mais aos alunos sobre a história local e pensar criticamente as formas de disputa e ocupação dos espaços ao longo do tempo, os bolsistas reservaram 20min iniciais em cada um dos 3 locais adotados para o circuito, sendo respectivamente Passeio Público, Praça dos Leões e Praça do Ferreira, para direcionar a atividade através de contextualização e reflexões específicas, tais como o valor social do espaço, as transformações ocorridas, os públicos ocupadores, a progressiva marginalização etc. Em seguida, os alunos receberam fotografias pré-selecionadas dos locais em diferentes épocas e foram instruídos a realizar uma atividade de pesquisa com o intuito de reconhecer, na configuração atual das praças, os ângulos de cada imagem, juntamente com a exploração de permanências e rupturas. As discussões promovidas ao longo da aula refletem que o aprendizado, avaliado de forma contínua, por meio do contato direto com o Centro, além de mais estimulante aos envolvidos no processo que uma exposição restrita às fotos em sala, refinou o olhar dos estudantes a um local, antes visto como banal, que, considerado o coração de Fortaleza, deve ser apropriado pelos habitantes conscientemente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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