CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA DE LINHAGENS E CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI AVALIADAS EM FORTALEZA-CE
Resumo
O feijão-caupi (Vigna unguiculata) é uma Fabacea de origem africana, cuja introdução no Brasil ocorreu por volta do século XVI, tornando-se o principal grão constituinte da alimentação da população brasileira, onde temos que a evidente importância econômica e nutricional desse grão, promove crescimento constante de pesquisas visando obter o máximo de dados para que sejam feitas, caracterizações, multiplicações, e estudos de viabilidade. Objetivando-se caracterizar 16 acessos de feijão-caupi do Banco Ativo de Germoplasma da UFC e identificar os mais produtivos.Foram avaliadas 10 linhagens e seis cultivares de feijão-caupi do Banco Ativo de Germoplasma da UFC.Cada parcela foi constituída de duas fileiras de 10 m, com 40 plantas. As linhagens avaliadas foram: PF7-01, PF7-02, PF7-03, PF7-04, PF7-05, PF7-06, PF7-07, PF7-08, PF7-09, PF7-010, e as cultivares:Sempre Verde, Pitiúba, Setentão, Marataoã e Pujante.Os seguintes descritores foram avaliados: planta, vagem, sementes, estande final, ciclo e produção total. Foram avaliadas 20 plantas de cada parcela tomadas de forma aleatória. A caracterização foi realizada através de observações botânicas (cor da flor, porte da planta, forma do folíolo central), observações agronômicas (número de vagens, características da vagem, características do grão, produção total, produção por planta e produtividade). Todas as linhagens e cultivares apresentaram porte semiprostado e com exceção da cultivar Setentão, que apresentou flor de cor violeta claro, as demais apresentam flores de cor violeta. Após o processo de estudo desses genótipos ter sido finalizado, foi constatado que as plantas da cultivar Pitiúba foram as mais produtivos, resultando em uma média de 8,91 vagens por planta e um peso de 2.665 g, sendo consideradas as demais como satisfatórias. Após a caracterização agronômica, as vagens foram debulhadas, e as sementes beneficiadas, tratadas e armazenadas em câmara fria.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
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