RE-LER FREUD HOJE: DIÁLOGOS SOBRE A ATUALIDADE DA PSICANÁLISE
Resumo
A presente proposta de atividade extensional se articula a uma série de outras iniciativas acadêmicas, desenvolvidas no âmbito do Departamento de Ciências Sociais, envolvendo a formação de estudantes, a realização de pesquisas, a socialização de conhecimentos e o diálogo com a sociedade em torno de temáticas que serão privilegiadas neste Projeto de Extensão. Assim, Re-ler Freud hoje: diálogos sobre a atualidade da psicanálise é uma atividade que se destina a um público variado, extrapolando os muros da universidade, trazendo como proposta essencial discutir questões contemporâneas de nossa sociedade a partir do olhar da psicanálise, um dos marcos epistemológicos fundamentais na compreensão da subjetividade moderna. Ao insistir na pertinência do diálogo com a psicanálise, a atividade pretende constituir um espaço crítico de reflexão sobre temas cruciais: modalidades de laço social e de sofrimento psicológico, processos de segregação e captura das subjetividades, formas de cuidado das crianças e idosos, dentre outros, visando, a partir de conversas com psicanalistas e outros especialistas, fazer aquilo que Michel Foucault chamava de um “diagnóstico crítico do nosso presente”. A ação é desenvolvida na forma de grupos de estudos e realização de encontros com psicanalistas que discutem um texto de Freud a partir de uma questão contemporânea. A aposta que fazemos é que, a partir desses encontros, esta atividade extensional fomentará um diálogo a muitas vozes, entre universidade e comunidade, permitindo o esclarecimento crítico sobre práticas e conflitos sócio-psíquicos em curso em nossa sociedade, contribuindo para a difusão de saberes e para uma convivência plural e democrática, pautada na ideia de uma livre circulação do discurso no cotidiano.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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