AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA A RESPEITO DO CONTROLE DE DIABETES MELLITUS
Resumo
Introdução: Há um desequilíbrio entre o perfil epidemiológico da população e o foco da assistência em saúde. Enquanto as condições crônicas prevalecem, as ações de saúde são essencialmente curativas; e Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica de muita relevância. Para atender a esta demanda, é necessário priorizar ações relacionadas à promoção de saúde e à prevenção das complicações. Intervenções educacionais para estudantes da área da saúde são essenciais para melhorar o cuidado e a prevenção de lesões na população com doenças crônicas. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos estudantes de Medicina sobre o controle adequado do DM, além de promover educação médica de qualidade. Método: Ligantes da LIEMS da UFC Sobral aplicaram um questionário para os alunos da graduação a fim de avaliar o conhecimento deles sobre DM. Após isso, uma aula sobre o tema foi ministrada. Resultados: Em relação ao controle do DM, quando questionados sobre a importância da atividade física regular, 75,8% responderam que seria necessária, enquanto 9,1% responderam que não seria necessária e 15,2% não quiseram opinar. Já em relação ao monitoramento glicêmico, 72,5% concordaram que seria importante para um bom controle, enquanto 18,2% discordaram. Em relação aos níveis glicêmicos, 93,9% concordaram que deveriam ser próximos dos níveis fisiológicos e 90,9% concordaram que não deveriam ser tão baixos para ter um bom controle. Quando questionados sobre a importância do controle da pressão arterial, apenas 48,5% dos estudantes responderam que tal ação reduziria a chance de agravamentos, enquanto 30,3% discordaram da eficácia desta conduta. Conclusão: Este trabalho corrobora a ideia inicialmente apresentada sobre a falta de conhecimento dos profissionais da área da saúde sobre o manejo adequado de doenças crônicas com o objetivo de evitar as suas complicações, enfatizando a importância de promover ações de educação médica para estudantes de graduação e futuros profissionais da saúde.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Extensão – PREX
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