MEDIDAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS DURANTE ATIVIDADE PRÁTICA ASSISTIDA DE UM MÓDULO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PARA PACIENTE COM OSTEOARTRITE

Autores

  • Francisco Elisio Barbosa de Oliveira
  • Mayle Andrade Moreira
  • Vilena Barros de Figueiredo

Resumo

Introdução: As atividades práticas assistidas são indispensáveis para o aprendizado do acadêmico, sobretudo em estudantes da área da saúde. Nas atividades práticas assistidas do módulo Clínica Fisioterapêutica em Patologias Reumáticas (CFPR) além da avaliação e atendimento fisioterapêutico supervisionado por Docente, os alunos realizaram educação em saúde, embasadas na literatura e visando a possibilidade de produzir uma mudança no estilo de vida dos indivíduos atendidos. As medidas educativas devem permitir que os pacientes tenham melhor compreensão de sua doença ensinando-os a lidar com a mesma e obter maior controle sobre sua vida aumentando seus níveis de eficiência pessoal. Objetivo: Apresentar um material educativo com foco na osteoartrite e melhora da funcionalidade da paciente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvida durante atividade prática assistida do módulo CFPR. Foi elaborado um material educativo para uma paciente com osteoartrite. O conteúdo do material foi extraído de um Guideline sobre Osteoartrite (OA), o layout foi estruturado de modo a ser compacto e a redação adaptada, facilitando o entendimento da paciente. Resultados: No material educativo foram abordados os seguintes tópicos: 1)“ O que eu preciso aprender sobre a Osteoartrite?"; 2)Atendimento Fisioterapeutico; 3) Fortalecimento muscular; 4) Exercício de agachamento; 5) Conservação de energia. O folder foi entregue no último atendimento com a finalidade de enfatizar a importância de continuar a realizar os exercícios em casa e de adotar a estratégia de conservação de energia. Conclusão: A vivência da elaboração do material educativo direcionado às necessidades da paciente com OA possibilitou atuação educativa para enfrentamento da doença e melhora da funcionalidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis