ADAPATAÇÕES DAS ATIVIDADES DO PROJETO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER (PROFISM) DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (QC00.2011.PJ.0137)
Resumo
Introdução: Devido à pandemia por COVID-19 e à paralisação das atividades presenciais do PROFISM, no Serviço de Fisioterapia Uroginecológica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) foi necessário adaptar nosso planejamento, proporcionando acompanhamento remoto e disseminação de informações sobre as principais disfunções do assoalho pélvico. Objetivo: Descrever a experiência e adaptações das atividades realizadas pelo PROFISM durante a pandemia por COVID-19. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades de extensão realizadas de forma remota durante a pandemia por COVID-19. Foram elaborados conteúdos e quizzes sobre temas gerais e específicos da saúde da mulher, por meio de redes sociais, de março a dezembro de 2020. Além disso, realizamos acompanhamento remoto das pacientes com incontinência urinária (IU), que estavam em atendimento em grupo, por meio da produção de vídeos com exercícios domiciliares e podcasts educativos. Além disso, trabalhamos na construção e validação de um material educativo para pacientes com IU. Para nossas atividades, seguimos as recomendações da International Urogynecological Association (IUGA). Resultados: A equipe do PROFISM conseguiu adaptar suas atividades, antes presenciais para atividades em formato digital, gerando os produtos: 52 postagens, 25 quizzes e 3 lives; gravação de 15 podcasts informativos e 18 vídeos de exercícios domiciliares para pacientes em grupo; elaboração de um E-BOOK: “Saúde da Mulher e COVID-19”; produção de material educativo com validação em andamento. Conclusão: A experiência no desenvolvimento das atividades remotas foi de extrema relevância para a formação acadêmica dos extensionistas, aperfeiçoando a comunicação de forma simples e objetiva, possibilitando um maior alcance dos conteúdos e propostas trabalhadas no período de pandemia. Parcerias e financiamento: O PROFISM tem parceria com a Maternidade Escola Assis Chateaubriand e bolsa remunerada da Pró-Reitoria de Extensão.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.