O OPEN JOURNAL SYSTEM (OJS) E O PROCESSO EDITORIAL DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS.
Resumo
O Open Journal System (OJS) é um software livre criado pelo Public Knowledge Project e administrado no Brasil desde 2005 pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com intuito de auxiliar o gerenciamento de periódicos eletrônicos nacionais. O software que foi traduzido para português como Serviço de Editoração Eletrônico de Revistas, encontra-se atualmente na versão 3.0, possui um manual produzido pelo IBICT para apresentar as mais recentes configurações, conta também com um fórum onde administradores e usuários de periódicos podem se comunicar sobre dúvidas, funcionalidades e problemas. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais funcionalidades do sistema OJS, que assiste o processo editorial desde o momento inicial de submissão de trabalhos, até o momento final de publicação. Ademais, pretende-se mostrar como o sistema facilita a atividade dos editores em relação a organização e avaliação dos trabalhos. A pesquisa a ser realizada nesse trabalho pode ser classificada como uma pesquisa exploratória, pois busca ampliar a visão do que é o OJS e como o software está presente no meio acadêmico dando suporte na construção e ampliação dos periódicos, tendo como base o sistema da Revista Extensão em Ação e o Guia do Usuário OJS – Versão 3. A análise demonstra que o sistema contribui na otimização do processo editorial, na distribuição de tarefas entre editores e nas atividades de submissão, avaliação, aceitação/rejeição, editoração e publicação. O OJS se mostra como uma ferramenta importante no processo editorial, ajudando na divulgação de pesquisas e no desenvolvimento científico das universidades, com dinamicidade, configurações padrões e editáveis, possuindo um fluxo crescente de utilização pelos portais de periódicos, o que desperta novas demandas dos administradores e usuários, proporcionando assim a necessidade de está em constante atualização.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.