A EXPRESSÃO DA VOZ NA DOCÊNCIA: POR UMA EDUCAÇÃO CORPÓREO-VOCAL PARA ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS DA UFC
Resumo
A presente reflexão foi desenvolvida a partir das experiências teóricas e práticas na bolsa de monitoria do Programa de Iniciação à Docência - PID no Projeto Docência e Pesquisa na Prática Cênica-Vocal. O projeto foi iniciado a partir observação sistemática das disciplinas de Voz do Curso de Teatro-licenciatura durante o ano de 2020 e das intervenções realizadas em algumas aulas e atividade extraclasse de monitoria da disciplina Seminários em Artes Cênicas I (Temática:Voz e Docência), ofertada para estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará durante as atividades de ensino remoto. Tendo como base teórica inspiradora o pesquisador e diretor teatral Eugênio Barba, que associa diretamente a importância de uma integração de trabalho de corpo e voz para uma boa emissão vocal, durante a monitoria em atividades extraclasse, foram desenvolvidos exercícios de respiração, abertura de espaços internos do corpo para ressonância, exercícios de dicção e conexão da expressividade da palavra como um gesto sonoro com os estudantes, utilizando a plataforma meet para interação com o grupo. Estas atividades tiveram como objetivos: sensibilizar a voz-corpo do futuro professor/a, possibilitar o conhecimento de si, através da propriocepção da respiração, apoios corporais, cavidades de ressonância, extensão vocal, e também conscientizar os hábitos e condicionamentos desenvolvidos ao longo da vida do estudante que limitam a expressividade, saúde e comunicação fluida entre professor-aluno. Infelizmente na integralização curricular da maioria das licenciaturas não há disciplinas específicas que visem trabalhar as potencialidades da voz, no seu campo sensível e os cuidados necessários para o exercício docente. Esta problemática faz com que estes, muitas vezes, ao ingressar na docência sem nenhum preparo e conhecimento do sistema de emissão vocal, possam desenvolver limitações comunicativas e até mesmo disfonias. Através da experiência na monitoria, podemos observar qPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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