A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS ESTUDANTES E A COMPARAÇÃO DO RENDIMENTO ACADÊMICO NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2020
Resumo
A cada ano, os corpos docente e discente de inúmeras instituições de ensino pelo país têm procurado se adaptar e acompanhar a evolução das técnicas de ensino. No ano de 2020, tivemos um infortúnio incomum que foi a pandemia do vírus da COVID-19. Diante disso, diversas universidades pelo país tiveram que buscar meios para se adaptar a esse novo cenário, sendo o mais viável deles o ensino remoto, adotado por todo o país. Nesse ínterim, fatores como o rendimento acadêmico dos estudantes podem ter sido afetados, uma vez que se fez necessário manter um equilíbrio emocional e um controle na organização dos estudos no novo cenário. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar e comparar o rendimento acadêmico dos alunos, de todas as turmas, que cursaram a disciplina de Materiais de Construção Civil I em 2020 em relação aos do ano de 2019. Foram feitas análises estatísticas por meio da plotagem de gráficos, comparação entre médias finais de notas, número de desistentes e aprovados, além do uso de bibliografias virtuais, para se obter resultados favoráveis ou não ao crescimento do rendimento acadêmico dos estudantes de Engenharia Civil que cursaram tal disciplina em meio à pandemia de COVID-19. Além disso, foram listados possíveis agentes causadores de uma melhora ou piora no rendimento acadêmico, tais como o uso constante de aparelhos eletrônicos, o acesso à internet, o tempo de estudo e as questões emocionais dos alunos como ansiedade. Os resultados indicam que a adaptação da disciplina ao ensino remoto foi satisfatória quanto ao rendimento dos alunos, tal fato pode ser observado pelo aumento percentual das médias finais das notas que foi 21% em relação ao ano de 2019. Dessa forma, pode-se também avançar mais na questão das aulas práticas, ainda percebidas como deficientes pelos corpos docente e discente.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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