A NECESSIDADE DE INFRAESTRUTURA E APOIO PSICOLÓGICO AOS DOCENTES PARA O ENSINO A DISTÂNCIA NA FACULDADE DE MEDICINA/UFC, EM FORTALEZA, PARA O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
Resumo
Introdução: No dia 17 de março de 2020 a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) declarou a suspensão durante 15 dias das atividades presenciais. O motivo: intensificar a prevenção contra o coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), conhecida como COVID-19. Nesse período docentes, monitores e alunos da FAMED-UFC debateram sobre a continuidade ou não das atividades no modelo à distância com a finalidade de diminuir os prejuízos acadêmicos mesmo de maneira improvisada visto que na época não havia preparo técnico e psicológico ideal. Objetivo: Verificar a viabilidade emocional e técnica dos docentes para realizarem o Ensino a Distância (EaD) durante o ciclo acadêmico do curso de medicina. Metodologia: Foi realizado um estudo, entre os dias 24 de março de 2020 à 31 de março de 2020, com 149 docentes do 1º ao 8º semestre através de formulário digital. Foram abordadas perguntas sobre: acesso à internet, conhecimento e domínio quanto ao uso de EaD e a capacidade emocional para realização das atividades em EaD. Resultados: Dos 149 docentes que preencheram o questionário, 98,7% afirmaram possuir acesso à internet, menos de 27% possuíam conhecimentos suficientes quanto ao uso e domínio de plataformas EaD e que 73,1% não tinham capacidade emocional para realizar atividades na modalidade à distância em meio a uma pandemia. Conclusão: Apesar da maioria dos docentes possuírem no começo da pandemia do COVID-19 acesso de qualidade a internet, mostrou-se que era necessária uma capacitação técnica e psicológica para a utilização dos meios de tecnologia da informação e das plataformas que foram utilizadas a posteriori antes que fosse retomada as atividades acadêmicas de maneira remota na FAMED-UFC.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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