ADAPTAÇÃO DOS MÉTODOS DE ENSINO FRENTE ÀS LIMITAÇÕES DO ISOLAMENTO EM DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
Resumo
O presente resumo foi elaborado a partir das experiências adquiridas durante o PID, com o objetivo de desenvolver um modelo de aula que consiga mitigar ao máximo os empecilhos provocados pelo isolamento devido ao Corona Vírus, analisando a mudança do modelo presencial para o modelo à distância, tendo em vista a monitoria prestada na cadeira. Com isso, é comentado sobre a adaptação que ocorreu para ministrar as aulas no modelo remoto. Com a volta às atividades, foi feita uma pesquisa com alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que já vivenciavam este modelo e, com isso, foi encontrada a técnica de aula invertida, também conhecida como flipped classroom. Este consiste no estudo prévio sobre o assunto por meio de videoaulas, pesquisas, slides etc. Após isso, na aula propriamente dita, o conteúdo é aprofundado e discutido, consequentemente resolvendo as dúvidas dos alunos durante o estudo introdutório. Esta técnica possui diversos benefícios, dentre eles: desenvolvimento das habilidades, protagonismo do aluno, otimização de tempo, melhor desempenho e debates mais desenvolvidos. No final, foi percebido um grande aproveitamento na cadeira de Cálculo Numérico, tendo em vista a maior participação dos alunos, o maior aproveitamento do tempo, o pequeno número de alunos que precisaram fazer Avaliação Final (AF) (14,1%) e o pequeno número de reprovações (12,5%) em comparação a semestres anteriores. Conclui-se que diversos foram os empecilhos para a aplicação das aula durante este momento de pandemia, mas devido à tecnologia e a capacidade de adaptação dos alunos, pode-se dizer que houve certo aproveitamento dos estudos tendo em vista todo o panorama e, com isso, abre-se um espaço maior para que os professores comecem a usar o ensino híbrido para tornar as aulas mais dinâmicas e facilitar certos limitantes do modelo tradicional de ensino, abrindo margem para novas abordagens e, portanto, novos ganhos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.