ANÁLISE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO COMO ASSISTÊNCIA À TOMADA DE DECISÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO
Resumo
As constantes mudanças no cenário econômico levam as organizações a buscarem subsídios, para que possam ter auxílio no processo decisório. Nessa conjuntura, o artigo apresenta os resultados de um estudo que teve por objetivo propor a análise da margem de contribuição dos produtos de uma empresa alimentícia. O estudo foi realizado pautado na coleta de dados, a qual ocorreu por meio de entrevistas estruturadas, observação direta e análise documental. Foram levantadas todas as atividades ligadas diretamente aos procedimentos executados, assim como aquelas que se relacionam indiretamente com os objetos da margem de contribuição. No desenvolvimento da análise foram utilizadas planilhas eletrônicas. Para isso, foi realizado um custeio variável, pois considera uma apuração dos custos variáveis, atingindo, dessa maneira, um resultado satisfatório para a devida aplicação dos indicadores, os quais auxiliam a tomada de decisão. Em seguida, foi feito um estudo da margem de contribuição de cada produto. A utilização deste custeio e, consequente, a análise da margem de contribuição encontrada, permitiu à empresa identificar a melhor forma de tomar uma decisão e como notar os produtos que devem ser eliminados do portfólio, melhorar a eficiência, a produtividade, a lucratividade, definir, aumentar ou reduzir os preços, entre outras decisões. Nesse sentido, o estudo contribuiu para demonstrar que é possível aplicar uma análise do custeio e da margem de contribuição nas atividades de uma empresa do ramo alimentício e que tal aplicação pode proporcionar uma melhora no processo decisório.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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