ANÁLISE DO IMPACTO DO ENSINO DA SENSIBILIDADE E DOR OROFACIAL PARA ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA
Resumo
Durante a graduação dos cursos da área da saúde, são diversos os conteúdos com os quais os alunos têm contato ao longo dos anos. Assim, alguns assuntos importantes podem não ser abordados durante esse período. De tal modo, na odontologia, onde o estudo da fisiologia da sensibilidade e dor orofacial é essencial, é interessante ressaltar a grande utilidade que esses conhecimentos podem ter na formação de um estudante de odontologia ou, até mesmo, de outros cursos da área da saúde. Desse modo, o presente projeto destina-se a analisar o impacto do conhecimento sobre a sensibilidade e dor orofacial para alunos do 2º semestre do curso de Odontologia na Universidade Federal do Ceará (UFC) em sua graduação. Devido à necessidade de distanciamento social, esses conteúdos foram repassados para os alunos por meio de uma videoaula gravada e disponibilizada no YouTube. Após isso, aplicou-se um formulário por meio da ferramenta google forms para os alunos que haviam assistido a respectiva videoaula. No formulário aplicado constam perguntas objetivas sobre a visão dos alunos que assistiram a videoaula disponibilizada. Sobre a videoaula, ela aborda temas sobre sensibilidade e dor orofacial, sua etiologia e tratamento, buscando repassar de maneira didática esses assuntos. De acordo com os dados coletados das respostas dos alunos, percebeu-se que todos os que responderam o formulário da presente pesquisa consideraram que o conteúdo é muito importante e será útil em sua prática profissional e se sentiram instigados a aprender mais sobre os conteúdos apresentados. Além disso, percebeu-se que todos os participantes acreditam que alunos de outros cursos de graduação na área da saúde deveriam ter acesso a esse conteúdo. Portanto, os resultados deste estudo demonstram a importância dada pelos alunos em relação aos respectivos conteúdos abordados na videoaula desse projeto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.