AVALIAÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO COM USO DE FERRAMENTA DIGITAL NO ENSINO REMOTO DE PARASITOLOGIA BÁSICA
Resumo
A disciplina de Parasitologia Básica é ofertada no quinto semestre do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, obrigatória com 4 créditos abordados de forma teórica e prática no contexto da disciplina. Com a pandemia de SARS-CoV-2 e a necessidade de distanciamento social, novas metodologias ativas de aprendizagem tiveram de ser desenvolvidas para manutenção do ensino, principalmente de forma remota. Avaliar a satisfação dos alunos quanto a metodologia de revisão de conteúdo como elemento de ensino-aprendizagem. O método consiste na resolução de 20 questões aplicadas por meio de ferramenta digital durante o ensino remoto da disciplina de Parasitologia Básica. Foram desenvolvidas questões referentes aos conteúdos abordados da disciplina, as quais foram disponibilizadas em um aplicativo online e respondidas em grupo no prazo de uma hora. Após esse momento, os monitores resolveram todas as questões de forma didática e com resolução de dúvidas. Para avaliação da satisfação dos alunos quanto as atividades, foi disponibilizado um formulário online. Na percepção dos alunos 36 (97,3%) concordaram que as atividades desenvolvidas contemplaram o conteúdo abordado na disciplina, 37 (100%) dos alunos concordaram que as atividades desenvolvidas auxiliaram no aprendizado ou fixação dos conteúdos abordados na disciplina e 35 (94,6%) dos alunos concordaram que a metodologia desenvolvida deve ser mantida nos próximos semestres da disciplina. Conclui-se que a metodologia de ensino desenvolvida e aplicada durante o ensino remoto foi bastante satisfatória contribuindo de forma ativa para a construção, compreensão e fixação do conteúdo ministrado na disciplina. Além, de minimizar os impactos da pandemia e manter a segurança da saúde dos alunos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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