AVALIAÇÃO DO USO DO APLICATIVO “NOTABILITY” EM VÍDEO-CONFERÊNCIAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
INTRODUÇÃO A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 acarretou mudanças em inúmeros aspectos antes tradicionais da vida cotidiana, principalmente no âmbito da dinâmica de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, os docentes, monitores e alunos adaptaram-se à nova realidade usufruindo de diversos meios digitais para persistir com o aprendizado neste momento de crise. OBJETIVOS Analisar a eficiência do ensino por meio de video-conferências on-line com o uso do aplicativo NotabilityTM para a exposição das informações no módulo de Anatomofisiopatologia. METODOLOGIA O monitor conduziu uma video-conferência, por meio do aplicativo ZoomTM, sobre cardiopatias isquêmicas com 28 alunos do 4° semestre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. O conteúdo foi transmitido por meio do aplicativo NotabilityTM, pelo qual o monitor escreve e faz uso de imagens de alta resolução na tela de um tablet iPadTM com uma caneta digital (Apple PencilTM). Antes e após a video-conferência, respectivamente, os alunos eram submetidos a um pré-teste e um pós-teste, cada um com as mesmas 10 questões sobre o assunto cardiopatias isquêmicas, na plataforma do “Google Forms”, para avaliar o conhecimento deles antes e após a monitoria. Colhidos os resultados, eles foram aplicados no teste exato de Fisher para análise estatística. RESULTADOS Foram coletados 28 pré-testes e 28 pós-testes realizados no “Google forms”, com um total de 280 questões respondidas em cada um. No pré-teste, foram observados 149/280 acertos (53%) e 131/280 (47%) erros. No pós-teste, foram observados 199/280 (71%) acertos e 81/280 (29%) erros. O teste exato de Fisher demonstrou que as diferenças entre os dois testes foram altamente significativas estatisticamente (p < 0,0001). CONCLUSÃO A monitoria realizada em uma vídeo-conferência com auxílio do aplicativo NotabilityTM mostrou-se eficaz em transmitir o conhecimento de cardiopatias isquêmicas para os alunos do 4° semestre da Faculdade de Medicina UFC.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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