CUIDADO E LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELAÇÃO PARA UMA PRÁTICA LIBERTADORA
Resumo
O presente trabalho se propõe a analisar as diferentes relações de cuidado que se estabelecem nos fazeres pedagógicos, a partir da ótica de estudantes de Pedagogia ainda em seu processo de formação inicial, tomando a ludicidade como alicerce para este entendimento. Para tanto, foi organizada uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório, tendo um questionário com questões abertas como instrumento, e como sujeitos alunos da disciplina Ludopedagogia do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Ludopedagogia é um componente curricular de caráter optativo que se configura como espaço privilegiado na formação de pedagogos para se entender o conceito de ludicidade, refletir sobre sua importância na educação e vivenciar experiências potencialmente lúdicas. Entendemos ludicidade como um estado de plenitude, autonomia, autoconhecimento e inteireza do ser (LUCKESI, 2002). O objetivo principal da pesquisa é fazer uma análise da visão a respeito da importância atribuída à ludicidade na formação docente, desvelando três categorias de análise principais, quais sejam: o cuidar do outro, o cuidar de si e o cuidar do mundo. O referencial teórico é embasado pelos estudos de Luckesi (2002 e 2014) e Pereira (2002) sobre ludicidade e educação, D’Ávila (2014) e Costa (2017) com a relação entre ludicidade e formação docente, dentro outros. Como resultado, os participantes da pesquisa reiteraram a importância da ludicidade para o fazer pedagógico docente, assim como para a constituição de suas dimensões formativas e pessoais, incorporando-se como elemento da sua personalidade. Concluímos, a partir dos achados na pesquisa, que a ludicidade é vista como dimensão formativa de sujeitos criativos, sensíveis, flexíveis, que pensam na plenitude do educando e estão cientes da subjetividade dos sujeitos, dentre outras categorias que se traduzem em cuidado com seus educandos, consigo próprios e com o mundo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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