ENSINO DE EMERGÊNCIAS MÉDICAS EM TEMPOS DE COVID : RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta uma experiência que vem sendo vivenciada no ensino da monitoria de emergências médicas durante o período de pandemia do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. O módulo é administrado para acadêmicos do oitavo semestre e é composto de aulas teórico práticas. Tendo como objetivo principal propagar o conhecimento acerca do reconhecimento e condutas frente as principais emergências clínicas. Entretanto, em face da situação de saúde pública vivenciada em 2020 e de necessidade de medidas profiláticas, como o distanciamento social, fez-se essencial a reavaliação do processo de ensino-aprendizagem, visto que o distanciamento social obrigou estudantes de medicina do a adotarem tecnologias da informação e comunicação (TIC) para manter a rotina de estudos. Discussão Com o início da pandemia pelo COVID-19 no Brasil, tornou-se necessário adotar medidas restritivas para contenção de casos, diante disso, tornou-se pública A Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas remotas enquanto durar a pandemia da COVID-19. Entretanto, o documento veta a substituição de aulas práticas e estágios no curso de medicina. Já em 16 de junho de 2020, o MEC publica a Portaria Nº 544, autorizando a substituição de estágio e práticas por aulas remotas no curso de medicina. Comprometendo a manutenção das atividades programadas para o módulo.Conclusão A pandemia pelo coronavírus em 2020 no Brasil, evidenciou a necessidade de formação de profissionais da saúde qualificados e com adequado conhecimento a cerca do manejo de paciente críticos em atendimentos de emergência. Atestou o diferencial que a interação e coordenação da equipe médica reflete no desfecho de tais pacientes.(3)Por outro lado, resultou em um significativo prejuízo para a educação de futuros profissionais médicos, que,irão privar-se de experiências e vivências essenciais e possivelmente insubstituíveis.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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