O ENSINO DE CONDICIONAMENTO AMBIENTAL NA PANDEMIA
Resumo
A pandemia devido ao COVID-19 tornou necessário o ajuste de diversas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC para adaptarem-se ao ensino remoto. O método de ensino da disciplina de Condicionamento Ambiental 2 foi estruturalmente modificado visando a compreensão do conteúdo nesse novo formato e permitir o uso dos programas computacionais utilizados para análise do desempenho termoenergético, mais especificamente a insolação na escala urbana e arquitetônica e a performance da iluminação natural. Atualmente, a disciplina está sendo conduzida sobretudo através de aulas síncronas, com o conteúdo sendo disponibilizado para posterior consulta. Foram realizados exercícios para fixação do conteúdo durante os encontros síncronos e organizadas atividades complementares para aferir presença, caso fosse necessária a assistência assíncrona. Durante as aulas, passou-se a utilizar uma abordagem mais participativa, envolvendo os alunos em debates e discussões ao incorporar obras e projetos arquitetônicos vivenciados pelos alunos em seu entorno para visualização dos temas desenvolvidos em disciplina. Algumas ferramentas computacionais foram incorporadas para melhor visualização dos exercícios dirigidos, como o SketchUp, que se mostrou fundamental para melhor representar as resoluções construtivas. Ainda, foram aplicadas outras formas de análise climatológica, mais simples e de fácil compreensão, como sites disponíveis na internet. Finalmente, alterou-se a didática para o workshop de capacitação dos alunos para o uso do programa Autodesk Ecotect Analysis para uma alternativa totalmente remota, com as simulações sendo realizadas em duplas e publicizadas em meio digital. Como forma de incluir o contexto da pandemia na disciplina, visto que é um tópico relevante para os estudos de condicionamento natural de edifícios e do meio urbano, também foram levantadas as percepções dos alunos sobre as questões de salubridade e higiene na condição atual das cidades e dos edifícios.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.