O INSTAGRAM COMO UMA FERRAMENTA COADJUVANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM PARASITOLOGIA
Resumo
No contexto da revolução técnico-científico-informacional, a obtenção de informação tornou-se mais acessível, rápida e prática. Assim, novas metodologias emergem como alternativas auxiliares para o processo ensino-aprendizagem. Uma delas é a utilização das mídias digitais como plataformas para divulgação de conteúdos já discutidos em sala de aula. O objetivo do estudo foi avaliar a potencialidade do uso de mídias digitais, particularmente o Instagram, como coadjuvantes no processo de ensino-aprendizagem em Parasitologia. Consiste em um estudo quantitativo transversal envolvendo acadêmicos de Enfermagem e de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) que cursaram, respectivamente, as disciplinas “Parasitologia aplicada à Enfermagem” e “Parasitologia Geral” no 2° semestre de 2020. A monitoria foi realizada pelo perfil criado no Instagram, e foram divulgados conteúdos nessa plataforma. Facultativamente, os alunos tiveram acesso a tais postagens. Ao término da disciplina, foi aplicado questionário Google Forms para avaliar a percepção dos alunos acerca da metodologia. Do total de participantes, 47 alunos avaliaram a ferramenta. Observou-se que 63,8% utilizou os conteúdos publicados no Instagram para estudar. Entre os que usaram: 90% avaliou que as postagens promoveram maior acesso e praticidade para o aprendizado na disciplina, 73,3% avaliou a experiência do uso da mídia social como excelente, 70% concordou totalmente que as publicações auxiliaram na solução de dúvidas e 70% concordou totalmente que as publicações foram importantes para o aprendizado. 57,5% de todos os avaliados considera que o Instagram pode consistir em uma ferramenta auxiliar eficaz para o objetivo proposto. O uso do Instagram apresentou grande potencial no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em Parasitologia, com capacidade de promover amplo acesso a informação e de auxiliar no aprendizado dos acadêmicos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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