O PORTFÓLIO E A MONITORIA REMOTA COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS DA DISCIPLINA DE ENDODONTIA LABORATORIAL NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

Autores

  • Ana Carolina Souza Martins
  • Carolina Sales de Lucena
  • Monica Sampaio do Vale
  • Sergio Araújo Holando Pinto
  • Roberto Pinheiro Borges
  • Alynne Vieira de Menezes Pimenta

Resumo

Introdução: O programa de iniciação a docência constitui-se em uma ação didático-pedagógica de grande valia para o ensino superior, no qual o monitor trabalha juntamente ao professor auxiliando-o no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Em decorrência da pandemia da Sars-Cov-2, o panorama da disciplina de endodontia laboratorial tornou-se semipresencial e para se adaptar a atual realidade as atividades de monitoria passaram a ser desenvolvidas por meio de aulas assíncronas junto a confecção do portfólio de atividades práticas produzido pelos alunos. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos acerca das monitorias remotas e da confecção dos portfólios como ferramentas metodológicas da disciplina de endodontia laboratorial. Metodologia: Aplicação de um questionário anônimo, semiestruturado e autoaplicado, via “Google Forms” com 19 questões, direcionado aos alunos do 5º semestre matriculados na disciplina no semestre de 2020.1. Resultados: Referente às monitorias, obteve-se uma avaliação positiva, tendo todos os alunos avaliado as aulas assíncronas como “muito satisfeitos” ou “satisfeitos”. Com relação ao portfólio e a melhora no processo de ensino-aprendizagem as respostas foram mistas, porém 61,9% dos alunos foram capazes de refletir um pouco mais sobre erros e acertos a partir da confecção do material. Ter o portfólio como ferramenta no contexto atual foi ideal para 61,9% dos alunos, frente a 19% indiferentes e 9,5% que discordaram da sua aplicação. Tendo em vista todas as atividades de monitoria, a modalidade remota foi capaz de suprir as necessidades teóricas e práticas de 66,7% dos alunos. Conclusão: De forma unânime, as atividades de monitoria continuam mostrando-se como sendo de grande importância para a formação do estudante de odontologia mesmo diante da situação atípica atual. A aplicação do portfólio auxiliou a aprendizagem prática da turma, apesar de não ter agradado a todos, foi capaz de cumprir seu objetivo para a maioria dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência