O USO DE FERRAMENTAS CONCEITUAIS NA ORIENTAÇÃO DA ESCRITA FILOSÓFICA
Resumo
Reflexões filosóficas constantemente se direcionam para temas como "O que é uma sociedade justa?", "Minha fé em Deus é justificada?", "O que é ser feliz?" que estão profundamente interligados com a visão de mundo dos indivíduos e com suas formas de agir no mundo. Assim, essa relevância dos problemas tratados pela Filosofia exige que essas questões sejam pensadas de maneira virtuosa, ou seja, de maneira cuidadosa e orientada para evitar o erro. Como os erros em Filosofia frequentemente ocorrem devido a uma manipulação, avaliação ou análise inábil de conceitos, argumentos e teorias, este trabalho visa apresentar um conjunto específico de ferramentas conceituais que sejam úteis nestas atividades. Por conseguinte, essas ferramentas também auxiliariam na formulação de reflexões e textos mais claros, objetivos e com um poder argumentativo maior - propriedades essas que são amplamente cobiçadas e ditas como positivas entre filósofos. Conceitos como “clareza”, “argumento”, “inferência”, “justificação” e “definição” serão abordados juntamente com outros. O estudo, que foi baseado em uma revisão bibliográfica de artigos e livros, revelou que alguns conceitos que podem parecer simples, na verdade, possuem uma riqueza e complexidade que pode ser surpreendente. Os autores que trabalham esses pontos demonstram que esses termos muitas vezes possuem mais de um significado possível e que há várias nuances entre esses significados que podem gerar confusões e erros. Desta forma, o domínio dessas ferramentas é uma necessidade para uma escrita que evite, o máximo possível, erros lógicos, conceituais e argumentativos. Na disciplina de Introdução à Filosofia, em que uma das habilidades mais exercitadas é justamente a escrita filosófica, essas ferramentas se mostraram muito úteis para a orientação dos alunos e alunas. É o objetivo desta apresentação abordar esses recursos metodológicos norteadores da boa escrita filosófica e a sua aplicação na monitoria da referida disciplina.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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