PANDEMIA COVID-19 E A INTENSIFICAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Daniel RebouÇas Jaguaribe
  • George Anderson Caminha Gonçalves
  • Raimundo Furtado Sampaio
  • Gabriel da Silva Pinto
  • Ruth Pastora Saraiva Leao

Resumo

A pandemia COVID-19 criou a maior interrupção nos sistemas educacionais da história, afetando quase 1,6 bilhão de alunos em mais de 190 países em todos os continentes. No Brasil, a pandemia tem assumido dimensões catastróficas, alcançando uma das mais altas taxas do mundo. Por outro lado, esta crise tem estimulado a inovação no setor educacional. As soluções de ensino a distância foram desenvolvidas graças às respostas rápidas de instituições em todo mundo que apoiam a continuidade da educação. Os professores, mais uma vez, exerceram papel essencial na rápida adequação para com as novas ferramentas de ensino a distância (EAD). Na Universidade Federal do Ceará, o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, desempenhou papel relevante na capacitação do corpo docente no uso de ferramentas EAD para retomada do semestre 2020.1, que fora suspenso em 16 de março/2020, retornando em 20 de julho/2020. Com a pandemia, a disciplina de graduação TH0176 Circuitos Elétricos II (CE II), do curso de Engenharia Elétrica, passou a adotar as ferramentas de EAD. A disciplina CE II possui carga horária de 64h para conteúdo teórico e 34h para prática em laboratório. Este trabalho visa apresentar a nova metodologia de ensino para as aulas teóricas e práticas de CE II, desenvolvida e implementada com a cooperação entre professores e monitores da disciplina. Foi adotada a plataforma Google Workspace e seus serviços como Sala de Aula, Formulários, Youtube, Reunião e Disco Virtual. A motivação do(a)s aluno(a)s foi alcançada e o índice de aprovação foi bastante satisfatório.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência