PERCEPÇÃO E EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA GERAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO BRASIL

Autores

  • Mariana Oliveira Albano
  • Yuri Maia Teixeira
  • Deborah Giovanna Santana Rabelo
  • Luiz Alexandre Porto Castro Filho
  • Ticiana Monteiro Abreu

Resumo

A pandemia do COVID-19 influenciou em uma drástica mudança de hábitos e suscitou a necessidade do desenvolvimento de meios alternativos capazes de garantir a continuidade e a efetividade do Ensino. Autorizada pela Portaria do MEC n° 544/2020, a UFC permitiu que as disciplinas utilizassem o ensino remoto, o que foi desafiante para docentes, discentes e monitores. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a expectativa e a experiência dos alunos de Ciências Biológicas acerca do ensino remoto na disciplina de Parasitologia Geral, no semestre 2020.1. Foi realizado um estudo quali-quantitativo por meio da aplicação de um questionário, realizado em duas etapas, nas formas de pré e pós testes, no começo e no fim de 2020.1, respectivamente. Os testes eram compostos pelas mesmas perguntas. A turma continha 43 discentes, entretanto, foram obtidas apenas 28 e 20 respostas nos pré e pós-testes, respectivamente. Como resultados, é importante destacar o déficit na adesão dos alunos ao pós-teste, o que gerou uma diferença de 8 respostas entre os dois. Em ambos os testes, a maioria relatou preferência pelas atividades assíncronas - 96,4% no pré e 90% no pós – e houve semelhança também na marcação de notas 4 (bom) e 5 (excelente), em uma escala de 1 a 5, por mais de 65% dos pesquisados, na avaliação das vídeo-aulas práticas, fóruns de tira-dúvidas e jogos de revisão. A opinião dos alunos quanto ao prejuízo no aprendizado de Parasitologia apresentou alteração entre os dois períodos. No início, 78,5% acreditava que haveria prejuízo e, no fim do semestre, esse número caiu para 55%. Diante disso, conclui-se que a maioria dos alunos, em cada teste, aprovou e se beneficiou das ferramentas utilizadas no ensino remoto. Além disso, houve um aumento na porcentagem dos que acreditaram que o seu aprendizado não foi prejudicado, evidenciando, assim, a consolidação de uma percepção de efetividade da metodologia de ensino-aprendizagem utilizada pelos docentes e monitores da disciplina. Apoio: UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência