RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITORA PID NA COLABORAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
Relato de experiência como monitora Pid na colaboração com o desenvolvimento de recursos para educação inclusiva O presente trabalho apresenta um relato de experiência acerca das atividades desempenhadas durante a monitoria na disciplina de Educação Especial, realizadas à distância em virtude do contexto pandêmico da COVID-19 (2020). Com o objetivo de compreender e divulgar a realidade das pessoas com deficiência, buscou-se dinamizar o processo de ensino e aprendizagem no âmbito da disciplina de Educação Especial. Em razão disso, destacaram-se algumas ações práticas, a saber: produção de vídeos e legendas com depoimentos que revelam as reais necessidades da pessoa com deficiência e suas perspectivas de superação, exposição dos conteúdos em redes sociais e divulgação de filmes e reflexões como forma de incentivar a interação e o interesse da turma. Tendo em vista a relevância acadêmica das ações promovidas, o levantamento bibliográfico orientou-se a partir de autores como Lustosa e Pires (2017), Mantoan e Santos (1997), Carmo (2006), bem como na legislação pertinente, em vista da luta por uma sociedade inclusiva. Como resultado das intervenções, observou-se que os conceitos de deficiência e inclusão foram trabalhados de forma a estabelecer uma sólida compreensão nos formandos. Além disso, foi possível ampliar as perspectivas de ação e pensar políticas de educação inclusiva a partir dos debates empreendidos durante os encontros. Ademais, espera-se que a preocupação em torno da educação inclusiva se estenda para além das fronteiras da universidade, refletindo também na prática cotidiana da escola pública e, consequentemente, nas demais relações dos sujeitos enquanto cidadãos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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