PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Concomitantemente a alocação no projeto “Validação e otimização de modelo animal de fibromialgia em camundongos”, instaurava-se o cenário de enfrentamento à pandemia de COVID-19. Como parte dos esforços coletivos, as atividades universitárias foram canceladas ou alternadas para o campo digital. Além disso, houve o fechamento do ambiente universitário, interrompendo o acesso as atividades laboratoriais1. Neste contexto, os bolsistas foram orientados a continuar com o trabalho dentro das possibilidades factíveis existentes. Entre os caminhos tomados, estão: a) aprofundamento do conhecimento literário; b) capacitação em cuidados e manejo de animais e c) consolidação e compreensão metodológica do estudo2-5. O objetivo do estudo foi relatar a experiência acadêmica como bolsista do Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a inserção das modalidades remotas síncrona e assíncrona do laboratório supracitado. As reuniões semanais ocorreram por meio de apresentações de seminários, palestras, discussões científicas e oficinas temáticas via web conferências. Resultados: As oficinas temáticas corresponderam a 41% (9/22) das atividades desenvolvidas, cujos temas englobavam parâmetros comportamentais em roedores, normas de funcionamento do biotério, cuidados e manejo de animais, capacitação em análises estatísticas e conceitos de biologia molecular. Os seminários individuais computaram ±27% (6/22) do total, envolvendo aspectos como fisiologia, transmissão e neurobiologia da dor. As palestras contaram com a participação de pesquisadores renomados, correspondendo a ±32% (7/22) da produção de conhecimento científico. Conclusões: O uso de plataforma digital como recurso educacional possibilitou a continuidade científica por meio de um conjunto de ações didático-pedagógicas, contribuindo com a capacitação técnico-científica do corpo acadêmico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.