A divulgação científica para público acadêmico em modelo multiplataformas
Resumo
A ciência hoje detém a centralidade do discurso de conhecimento na sociedade, avanços técnicos e do saber passam pelo crivo científico, entretanto esses avanços chegam, aparentemente, como forma de produtos, mas não do fazer científico em si. Assim, o acesso à informação científica é altamente relevante para nossa constituição como sujeitos sociais conscientes e atuantes. Os ambientes físicos (escolas e universidades) e as mídias mais tradicionais (televisão, rádio, etc) têm seu lugar de destaque reservado no campo da divulgação e comunicação científica, mas guardam para si a criação da grade de programação, ficando essa alheia ao espectador. Consequentemente, tais plataformas são as principais responsáveis por mudanças individuais e culturais (VALERIO; PINHEIRO, 2008), contudo, esse lugar vem sendo cada vez mais tomado e dividido pela internet, que tem como característica disponibilizar seus conteúdos a partir da produção dos próprios usuários que pautam suas próprias grades de programação. Como explicam Fulan e Nicodem (2017), o meio digital proporciona uma variedade de informações em diversos formatos - imagem, som, movimento, representações manipuláveis de dados e sistemas - oferecendo um quadro de conteúdos passíveis de serem objetos de estudos. Com essas novas possibilidades e a grande popularização das mídias sociais aliadas ao contexto pandêmico atual, a cultura científica tem sido difundida em multiplataformas, como os aplicativos "Google meet", "WhatsApp", "Instagram" e “Youtube”. Tais ferramentas permitiram diversificadas experiências, tanto para discentes quanto docentes, permeadas entre recursos facilitadores e ainda pouco explorados. Diante disso, vê-se a necessidade de descobrir, inventar e explorar novas formas de aproveitamento desses novos espaços, principalmente no âmbito da divulgação e comunicação do conhecimento científico. Neste contexto, apresentaremos a atuação e os resultados obtidos pelo Projeto Polifonias no ano de 2020.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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