O uso do lúdico no ensino de nefrologia em plataformas digitais
Resumo
Introdução: O contexto atual de pandemia pelo SARS-CoV-2 e a suspensão de reuniões e de campanhas presenciais exigiu que os projetos de extensão se reinvetassem para novas metodologias de atuação extensionista. No período pré-pandêmico, as plataformas digitais (PD) eram utilizadas ocasionalmente, porém mudanças ocorreram nesse cenário, onde ferramentas tecnológicas vêm sendo principais aliadas da divulgação de conhecimentos e na atuação em Extensão universitária. Objetiva-se explanar o uso de métodos lúdicos nas PD abordando temas da nefrologia. Relato de experiência: O uso de PD para a realização da Extensão universitária do Núcleo Acadêmico de Nefrologia de Sobral (NANS) durante o período pandêmico se orientou em realizar educação continuada em saúde em nefrologia voltada para discentes da área da saúde. A principal PD utilizada foi o Instagram, onde foram feitas postagens semanais que objetivavam testar os conhecimentos dos discentes acerca dos temas e informar, utilizando postagens lúdicas, com conteúdo textual conciso e acompanhadas de imagens. O NANS também realizou eventos ao vivo, abertos ao público e com a presença de profissionais da área, com a finalidade de promover educação continuada em saúde dos rins e nefrologia, e, aprofundar os conhecimentos sobre determinados temas da nefrologia com especialistas. A Extensão universitária com a utilização de artifícios lúdicos no ensino da nefrologia em PD promoveu uma maior socialização do conhecimento para acadêmicos, cumprindo com o papel extensionista possível durante o isolamento social. Considerações finais: Houve um substancial aumento no alcance e nas interações nas PD do NANS, o que indica uma importante contribuição educacional com os discentes que a acompanham. Além disso, o projeto foi de grande valia para os integrantes do NANS, que aprofundaram seus conhecimentos em nefrologia durante a elaboração das publicações, além disso, os resultados ressaltaram a importância da presença universitária nas PD.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.