A produção de podcasts como ferramenta de divulgação de conteúdo relacionado à Carreira Médica
Resumo
Introdução: Os podcasts surgiram no século XXI com o incremento das mídias sociais e estão inseridos em diversos ambientes de convívio social, sobretudo nas universidades, alavancados por emissoras estudantis. O uso dessa ferramenta no âmbito acadêmico emerge como catalisador da divulgação de informações científicas com múltiplas possibilidades de abordagens. Durante a graduação em Medicina, pouco se aborda a respeito do tema “Carreira Médica” (CM), realidade que vem à tona quando o recém-formado se depara com inúmeras dúvidas sobre as formas disponíveis de atuação em Medicina, a residência médica, o mercado de trabalho, os processos seletivos, entre outros. Torna-se crucial buscar formas de introduzir tais temas ao longo do curso, para melhor preparar os acadêmicos para o que enfrentarão após a formação. O presente trabalho consiste em relato de experiência a respeito do uso de podcasts como ferramenta de promoção de informações relevantes à CM direcionados a estudantes de Medicina. Relato de experiência: A elaboração de podcasts voltados ao tema CM surgiu como uma possibilidade, em meio à pandemia da SARS-CoV-2, de manter, sobretudo os estudantes e os médicos recém-formados, informados e instruídos sobre as diversas oportunidades de trabalho dentro da CM. A série de podcasts intitulada “CM” conta, até o momento, com cinco episódios, nos quais entrevistaram-se convidados da área médica que possuem expertise para falar sobre CM, mediante sua experiência profissional. No episódio que trata do Internato foram convidados internos para compartilhar suas experiências. Quanto às outras temáticas tratadas na série de podcasts, estão Marketing Médico, episódio este dividido em duas partes, Residência Médica e, Docência médica. Considerações finais: O conhecimento sobre CM pelos discentes auxilia no planejamento do futuro profissional. Por meio dos podcasts, ofertam-se possibilidades de CMs que podem ser seguidas pelos estudantes para aperfeiçoarem seu percurso acadêmico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.