ATIVIDADE DA MONITORIA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NOS SISTEMAS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Com a globalização e com os novos desdobramentos científicos e sociais, surgiu ampla necessidade de transformação das formas de assistência à saúde. Assim, a interdisciplinaridade profissional surge como uma alternativa nesse novo contexto, sendo sustentada pelo princípio de integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS). OBJETIVOS: Estimular os estudantes de medicina do sétimo semestre da Universidade Federal do Ceará (UFC), do campus de Sobral, a refletir sobre a importância da equipe multiprofissional na promoção a saúde. MÉTODOS: Os alunos do sétimo semestre do curso de medicina da UFC - campus Sobral ( 42 estudantes) foram divididos em quatro equipes e orientados a ler a parte cinco do livro “Manual de Cuidados Paliativos”, que aborda a temática da equipe multiprofissional . Em seguida, oito profissões foram escolhidas (enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, líder espiritual, assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, médico) e dividas entre as equipes (duas para cada). Cada grupo se reuniu pelo “Google meet”, sob a mediação de um monitor, o qual encarregou os alunos a discutir sobre as respectivas profissões e a elaborar uma pergunta sobre cada uma delas. Em outra data, uma nova reunião foi realizada, dessa vez com todos os alunos da classe, e as questões elaboradas foram copiladas em um único questionário ,no aplicativo "Socrative", para que todos os estudantes pudessem respondê-las. RESULTADOS: Observou-se grande empenho dos estudantes em elaborar e em responder as perguntas, bem como em debater suas possíveis respostas. Estabeleceu-se um grande momento interativo, rico em reflexões sobre as diversas profissões e suas respectivas funções e integrações. CONCLUSÃO: Conclui-se que a atividade foi eficaz em fornecer um ambiente de diálogo sobre a importância da equipe multiprofissional na promoção a saúde, tendo em vista que a elaboração e resolução de questões incentivam ativamente o entendimento e debate sobre o assunto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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