O USO DE MAPAS MENTAIS COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA
Resumo
Introdução: O mapa mental, também chamado de mapa conceitual, é uma ferramenta que possibilita a organização do conhecimento, permitindo formular novos conceitos e avaliar o indivíduo quanto ao seu aprendizado (SILVA, 2015). Objetivo: Relatar a experiência que os acadêmicos de Medicina tiveram com o uso de mapas mentais, pelo monitor da disciplina de Farmacologia. Metodologia: Foi elaborado pelo monitor um questionário, através da plataforma Google Forms, contendo cinco questões objetivas e duas questões discursivas, e aplicado aos alunos do primeiro e segundo semestres (2020) do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, durante os encontros de monitoria. Participaram da pesquisa 53 acadêmicos do primeiro semestre de 2020. Resultados: Com base nos dados coletados, 81,1% dos estudantes relataram que já tiveram contato com os mapas mentais antes de entrar na faculdade de Medicina. Além disso, 88,7% acharam útil o uso dessa metodologia no ensino. Ademais, 75,5% dos estudantes não utilizam os mapas mentais de forma rotineira, mas 84,9% pretendem começar a utilizar essa técnica. 69,8% dos alunos que responderam ao questionário relataram utilizar os mapas enviados pelos monitores para revisar o conteúdo estudado para a prova e/ou para ajudar na fixação do conteúdo. Dentre as dificuldades encontradas pelos estudantes destacam-se: dificuldade em interpretar e conceituar as informações apresentadas e em produzir mapas conceituais, a falta de hábito em utilizar essa ferramenta, superficialidade do conteúdo apresentado. Com relação às vantagens mencionadas pelos estudantes, ressalta-se: praticidade, revisão e memorização rápida e melhor organização das ideias. Conclusão: Apesar do mapa mental ser uma ferramenta pouco usada rotineiramente pelos estudantes de Medicina, a maioria utilizou os mapas enviados pelo monitor para estudar os conteúdos de Farmacologia e pretende começar a empregar essa metodologia nos seus estudos diários.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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