Biblioteca Covid: Uso na Saúde Mental
Resumo
Os impactos da pandemia da Covid-19 vão muito além do número de mortes, da rapidez no desenvolvimento de vacinas, dos protocolos de não contaminação e tratamento e dos demais indicadores de saúde. A economia, a geopolítica, os mercados, as profissões, a educação de toda uma geração, a saúde mental dos afetados com as perdas e o isolamento, a mudança de paradigmas com a importância súbita do virtual mudaram e ainda é preciso algum tempo para maturarmos o que é transitório e o que é permanente no pós-pandemia. Neste sentido, o projeto de iniciação acadêmica BIBLIOTECA COVID tem como finalidade construir uma estrutura de acesso virtual, site, fundamentada com rigor acadêmico, construída, discutida e organizada por alunos de diferentes cursos da UFC-Campus Sobral dará agilidade e suporte a pesquisas, consultorias, aulas e trabalhos de final de curso dos usuários. Na área da saúde mental tem sido possível desenvolver estudos sobre os sintomas psicopatológicos mais recorrentes na população, sobre as ações de apoio psicológico aos profissionais de saúde, sobre discussões acerca dos processos de terminalidade e luto, além de estratégias para manejos dos sofrimentos psíquicos nesse contexto e como acontecerá no pós-pandemia. Trata-se também de pensar em uma escuta qualificada e apoio aos grupos sociais mais vulneráveis, pensando em como o cotidiano das pessoas se organizará no pós-pandemia, bem como abordar sobre a valorização e as percepções do papel transformador da psicologia na vida das pessoas. O site da Biblioteca Covid está em fase de construção e seu formato preliminar por área de conhecimento será apresentado nos EU2021.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.